domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mãe Especial: Fortaleza viva.

Antonia Yamashita - Perfil I - 10/06/2007
Mãe Especial: Fortaleza viva.
É muito difícil para nós, mães, receber a notícia de que nosso filho tem algum problema com o qual terá que conviver pelo resto da vida. Afinal, faz parte do nosso instinto materno querer, a qualquer custo, proteger nossos filhos de tudo o que lhes possa causar mal. Talvez por isso nos sentimos impotentes ao receber uma notícia como essa. Temos medo de não suportar o sofrimento (deles e o nosso próprio). Por isso seria de suma importancia que todas as mães recebessem uma ajuda externa na hora da notícia.

Leva-se um tempo até a assimilação completa do fato. Pena que nem todas as mães conseguem chorar sua dor, expurgar seus fantasmas, para que se sinta melhor e assim, possa se dedicar ao filho.
Mães de crianças especiais são igualmente especiais. Reside em nós a perseverança e a coragem de encarar que as coisas não sairam como planejadas, mas que nem por isso deixarão de dar certo. Se fosse possível ofereceríamos nossa vida em troca do bem estar dos nossos filhos.

Concentramos todos os nossos esforços e tiramos nossas maiores recompensas, nas pequenas coisas do dia a dia, detalhes do desenvolvimento dos filhos que por vezes passam despercebidos a muitas mães de crianças sem deficiencias. E muitas vezes enfrentamos situações difíceis como verdadeiras fortalezas vivas (que talvez aprendemos a ser conforme vivemos com nossos filhos e as situações que decorrem de suas deficiências).
Não quero dizer com isso que essas mesmas atitudes vindas de uma criança saudável não sejam dignas de comemoração e motivo de orgulho para os pais. Mas existe uma grande diferença entre viver isso como parte do desenvolvimento natural ou como uma barreira (por vezes dita como invencível) a ser transposta.

Os pais, são um ponto de referência para os filhos. E nós pais de criança especial temos a responsabilidade de vencer nossos próprios medos e preconceitos e dar a nossos filhos o exemplo da superação.


Antônia Yamashita
http://www.umamaeespecial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário